Perfil

SACrim - Sistema de Análise Criminal - Open Source O uso da Tecnologia da Informação para a realização de análise criminal, de maneira científica, com a utilização de softwares gratuitos, alinhado às melhores práticas de gestão pública, possibilitando uma visão quantitativa e qualitativa dos locais de maior incidência criminal e, desta forma, a alocação de maneira inteligente dos recursos materiais e humanos nas Áreas de Interesse de Segurança Pública objetivando a redução da criminalidade e, por extensão, o aumento da sensação de segurança da sociedade. Assim, o sistema, empregado desde 2005, criou um método que permite a interpretação correta e facilitada dos locais de ocorrência de crime, os tipos de delitos, freqüência e modo de agir dos criminosos. De posse das informações, é possível fazer auditoria para averiguar o resultado do trabalho e o grau de comprometimento policial com o trabalho. Desse modo, por meio do planejamento e inteligência, a PM pode desenvolver esforços no combate à criminalidade, dentro do conceito empresarial, no qual a sociedade passa a ser vista como um “cliente” que exige empenho no combate às ações dos infratores.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Suzano reduz 5 tipos de crimes, aponta estatística

Matéria publicada na edição: 8567
Data de:2010-05-02/05/2010
Fonte: http://www.diariodesuzano.com.br/main4/conteudo.php?cod=251800&data=2010-05-02

Suzano conseguiu reduzir cinco índices de criminalidade. A comparação é feita levando em consideração os três primeiros meses de 2009 e de 2010. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. A queda ocorreu em: homicídio doloso, furto, roubo, furto de veículos e roubo de veículos.
O dado mais representativo é o de furto de veículos com uma redução de 28%. Em segundo lugar está o roubo com 26%. Em terceiro, furto com 20%. Em quarto, roubo de veículos com redução de 18%. O homicídio foi o índice com menor queda, somente 8%. Entre janeiro e março de 2009, 12 pessoas foram mortas. No mesmo período deste ano houve 11 homicídios (confira tabela nesta página).

AVALIAÇÃO O comandante do 32º batalhão, tenente-coronel Carlos Gomes de Moraes, acredita que estes números refletem a atuação conjunta da Polícia Militar (PM) e Civil. “Notadamente a PM e a Civil têm desenvolvido um trabalho mais integrado”, afirmou. “Todas as semanas realizamos diversas operações nas três cidades, fizemos também bloqueios em frente às agências bancárias com o intuito de coibir aquele crime conhecido como “saidinha de banco”, e por isso acreditamos que o resultado é positivo. A redução apresenta sinal verde nos principais índices criminais”. Ele tem a mesma avaliação das outras cidades onde o Batalhão comanda: Poá e Ferraz de Vasconcelos.
A utilização de ferramentas de informação auxilia no trabalho da polícia. “A polícia sempre atuou baseada em estatísticas criminais, e a utilização de ferramentas como o Sacrim (Sistema de Análise Criminal) é uma das situações que estão ajudando a pontuar a criminalidade e a ter mais sucesso nas operações”.

ESTADO Os números de homicídio em todo o Estado estão na contramão de Suzano. O índice oscilou para cima neste primeiro trimestre. Foram 1.224 casos neste período, contra 1.143 no trimestre inicial de 2009. A oscilação nos homicídios São Paulo acontece após queda histórica de 70% desde 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário