Perfil

SACrim - Sistema de Análise Criminal - Open Source O uso da Tecnologia da Informação para a realização de análise criminal, de maneira científica, com a utilização de softwares gratuitos, alinhado às melhores práticas de gestão pública, possibilitando uma visão quantitativa e qualitativa dos locais de maior incidência criminal e, desta forma, a alocação de maneira inteligente dos recursos materiais e humanos nas Áreas de Interesse de Segurança Pública objetivando a redução da criminalidade e, por extensão, o aumento da sensação de segurança da sociedade. Assim, o sistema, empregado desde 2005, criou um método que permite a interpretação correta e facilitada dos locais de ocorrência de crime, os tipos de delitos, freqüência e modo de agir dos criminosos. De posse das informações, é possível fazer auditoria para averiguar o resultado do trabalho e o grau de comprometimento policial com o trabalho. Desse modo, por meio do planejamento e inteligência, a PM pode desenvolver esforços no combate à criminalidade, dentro do conceito empresarial, no qual a sociedade passa a ser vista como um “cliente” que exige empenho no combate às ações dos infratores.

Análise Criminal

Análise Criminal 
Fonte: http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/agi/Metodos/Analise_Criminal 

A Análise Criminal é um conjunto de técnicas e procedimentos cuja finalidade é processar informações relevantes para a prevenção ou a repressão ao crime. Existem basicamente três tipos de análise criminal:
=>    Estratégica
Voltada para a determinação de padrões de delinqüência. Sua utilidade principal é na área prevenção policial.

=>    Administrativa
É um meio de prover os gestores da área de segurança pública de informações sobre questões sociais, geográficas, econômicas, etc. que tenham relevância para o enfrentamento da criminalidade.

=>    Tática
Esse tipo de análise é geralmente utilizada no apoio a investigação criminal, principalmente quando existe um grande número de informações que devem ser trabalhadas metodicamente. Outra utilidade da análise tática é a descoberta de padrões em crimes repetidos.

O setor de análise da AGI está voltada basicamente para os dois últimos tipos, as análises administrativa e tática.
Exemplos de análise criminal administrativa  estão disponíveis nesta página nos relatórios preparados para o Procurador Geral de Justiça, por ocasião das Audiências Públicas.
As análises táticas são feitas a partir de casos especiais. O modelo de análise criminal é baseado em práticas reconhecidas internacionalmente, utilizadas pela Interpol, polícias européias e americanas.